O Vale Sagrado dos Incas é uma região situada nos Andes peruanos, próxima à cidade de Cusco. O vale foi muito valorizado pelos incas devido às suas qualidades geográficas e climáticas. É uma área geográfica que se estende por cerca de 100 km ao longo do rio Urubamba, e foi considerada sagrada pelos antigos incas por sua beleza natural, riqueza agrícola e importância religiosa. O vale é formado por vários rios que descem por pequenos vales e abriga numerosos monumentos arqueológicos e povoados indígenas. O principal rio é o Urubamba, também chamado de Wilcamayu (rio sagrado) pelos incas.
Foi um dos principais centros da economia do Império Inca, e suas cidades eram importantes centros políticos, religiosos e de produção agrícola, onde se cultivavam milho, batata, quinoa e folhas de coca. Os incas também construíram seus principais templos e cidades no Vale, como Pisac, Yucay, Chinchero e Ollantaytambo. Um pouco mais adiante na selva, o imperador Pachacutec ergueu uma bela cidadela para servir como seu lugar de descanso e fronteira com as aldeias da selva: Machu Picchu.
Além das construções incas, o Vale Sagrado é conhecido por suas belezas naturais, como montanhas, rios, cachoeiras e lagoas, que atraem visitantes de todo o mundo para praticar diversos esportes de aventura no vale, como
atividades como trekking, rafting, tirolesa, quadriciclo, caminhada, escalada e ciclismo.
A região também é famosa por sua cultura e tradições, que ainda são preservadas pelas comunidades locais, que mantiveram seus costumes ancestrais e artesanatos, tecidos e comida típica.
Para visitar o Vale Sagrado dos Incas, é possível contratar serviços de tour turísticos, que fornecem informações sobre a história e a cultura da região, ou fazer a trilha inca, que é uma das rotas de trekking mais famosas do mundo. O vale é acessível por estrada ou trem a partir de Cusco. Muitos turistas visitam o vale antes ou depois de conhecer Machu Picchu.
O Vale Sagrado dos Incas é um lugar único, que combina história, cultura e natureza, e deve ser visitado por todos que se interessam pela rica história e diversidade da América Latina.
Pela manhã passaremos para buscá-lo no hotel 30 min. antes do início de nosso passeio.
A primeira visita do dia será no mercado artesanal de QORAO e logo depois ao mercado de PISAQ onde encontraremos produtos artesanais, como: cerâmica, prataria, bijuterias, roupas, tecidos, mantas e todo tipo de trabalhos feitos pela população da região. É a melhor alternativa para fazer compras, pois os preços não estão sobre feito de impostos e ficam mais econômicas do que na cidade.
Além disso, uma das atrações mais singulares da região é a feira que acontece todos os domingos na Plaza de Armas de Pisaq. A sua importância remonta ao período pré-hispânico, quando era conhecida como Rantiy ou trueque, uma forma de intercâmbio comercial que não envolvia o uso de moedas. A feira é protagonizada pelos habitantes locais, que trocam seus produtos por outros em um ambiente de grande diversidade cultural.
Hoje em dia, a feira de Pisaq é uma das mais famosas e concorridas da região, atraindo turistas de todo o mundo que desejam conhecer e experimentar os produtos locais, como artesanatos, roupas, alimentos e bebidas típicas. Tornando-se um espaço de encontro e celebração das culturas locais.
É interessante destacar que a feira de Pisaq é um reflexo da rica história e diversidade cultural da região, e proporciona aos visitantes uma experiência única e autônoma. Recomenda-se chegar cedo para aproveitar a feira com calma e desfrutar de tudo o que ela tem a oferecer.
Depois das compras, continuamos com nosso passeio ao Centro Arqueológico de Pisaq, é um sítio inca localizado na cidade de Pisac. O complexo abrange uma grande área de terra e inclui terraços agrícolas, residências, templos e cemitérios, que se estendem desde o topo da montanha até ao fundo do vale. O guia lhes dará explicações de todos os centros importantes como: o Relógio Solar (Intiwatana), Centro Agrícola, sítios urbanos, Centros de Vigilância, Centro Astronômico e o Canal de Água.
Uma das características mais impressionantes do complexo arqueológico de Pisac é a sua engenhosa arquitetura, que foi construída pelos Incas com grande precisão e harmonia com a natureza. Os terraços agrícolas, por exemplo, foram construídos em forma de degraus, permitindo que a água flua naturalmente entre eles e que as plantas recebam a quantidade necessária de água e nutrientes.
Outra característica notável do complexo é a sua rica iconografia, refletida em suas pedras esculpidas, muros, portais e templos. Os símbolos e desenhos representam a natureza, as especificidades, os ciclos agrícolas e outros aspectos da cultura inca.
Uma das partes mais visitadas do complexo é a Cidadela de Pisac, localizada no topo da montanha. Esta área foi construída com a finalidade de defender a cidade e, portanto, tem muitos muros e fortificações. Além disso, a área inclui templos, praças e residências, que oferecem uma visão impressionante da arquitetura inca e da paisagem do Vale Sagrado.
Em seguida continuaremos o passeio e passaremos pelos povoados de Lamay, Calca, Yucay que são povoados indígenas que completam o Vale Sagrado. No povoado de Urubamba será a parada para o almoço.
Depois do almoço continuamos com nossa viagem para o Parque Arqueológico de OLLANTAYTAMBO, foi uma construção militar levantada para proteger a Capital do Império Incaico das possíveis invasões ao Norte. Também se diz que foi construída para habilitar os caminhos que iriam ao Antisuyo. O que não se discute é que foi uma cidade muito fortificada, rodeada de uma parede como uma fortaleza.
A principal entre elas é chamada Casa Real do Sol, e também podemos encontrar as fortalezas de Choqana, Inkapintay e também encontramos o Tunupa, que é considerado como ó Deus Wiracocha e descrito como um personagem dotado de poderes sobrenaturais.
O complexo arqueológico de Ollantaytambo foi um base militar, religioso, administrativa e agrícola. O cenário arquitetônico e impressionante pelo seu tamanho, estilo e originalidade de seus edifícios.
No caminho de volta a Cusco, uma parada imperdível é o pitoresco povoado de Chinchero, que abriga os restos da fazenda real de Túpac Inca Yupanqui. Localizado no Vale Sagrado dos Incas, a cerca de 28 milhas de Cusco, este lugar oferece uma combinação única de história, cultura e beleza natural.
Entre as atrações que não se pode deixar de visitar em Chinchero, estão as tecelãs locais, que demonstram todo o processo de produção da lã, desde a lavagem e tingimento até a fiação e confecção dos tecidos com desenhos geométricos que representam a cosmovisão andina e a harmonia com a natureza.
Além disso, é possível admirar o bem preservado muro Inca que circunda a praça principal do vilarejo, e visitar o belíssimo templo colonial dedicado à Natividad, construído sobre as bases de uma edificação Inca. Esses monumentos históricos são testemunhas do passado esplendoroso desta vila, que ainda conservam as suas tradições e cultura.
Em suma, o Vale Sagrado dos Incas é um destino imperdível para aqueles que desejam experimentar a cultura andina autônoma e explorar a riqueza histórica e natural do Peru. Seu patrimônio cultural, suas paisagens deslumbrantes e sua vibrante vida comunitária garantem uma experiência inesquecível para os visitantes.
Por volta das 18h00 o Tour terminará de volta à Cusco.
Os roteiros de nosso site são apenas sugestivos e podem ser totalmente adequados para atender as suas expectativas. Consulte saídas privativas!
Os valores expressam uma cotação e serão fixados somente no ato da confirmação de reservas. São, portanto sujeitos a alteração sem aviso prévio, neste caso, devido também à oscilação cambial entre as moedas.
Em caso de alteração por parte do passageiro, será cobrado a taxa administrativa de 15% referente ao valor do pacote escolhido, sujeito a disponibilidades e política dos fornecedores.
O pedido de CANCELAMENTO DA VIAGEM e/ou solicitação de REEMBOLSO, por qualquer motivo e qualquer tempo, implicará por parte da Contratada, na cobrança de uma taxa administrativa de 15% (quinze por cento) do valor total da viagem e/ou produto e serviços adquiridos, acrescido das multas contratuais dos fornecedores/prestadores de serviços que poderão chegar ao 100% (cem por cento) do valor do contrato, e se operam da seguinte forma:
+51 984 606 757
niko@nctravelcusco.com
NC Travel Cusco SAC direitos autorais ©2023 | Trekking e caminhadas no Peru, todos os direitos autorais.